Você sabe a diferença entre os queijos BRIE E CAMEMBERT.  A Casa Lácteos vai te ajudar.

O Camembert se difere do Brie em detalhes significantes. Começando pela sua origem, o CAMEMBERT tem como origem a cidade da Normandia noroeste da França. Orginalmente o queijo é produzido com leite cru de vaca, pode ser produzido também com leite de cabra e de ovelha. Sua casca branca é devido ao crescimento de fungos do Gênero Penicilium.

No Brasil, os queijos Camembert, são produzidos com leite pasteurizado, seu tempo de maturação é em torno de 15 dias.

O Camembert tem uma massa de cor amarelo Claro, levemente salgada, amanteigada, aroma agradabilíssimo, textura macia e a famosa casca branca e aveludada. Geralmente é comercializado em peça inteira em torno de 250 gramas.

Para a adequada degustação deste queijo, deve-se retirá-lo da geladeira com antecedência de uma hora e esperar adquirir a temperatura ambiente, deve ser cortado ao meio e, em seguida, ser fatiado, sempre do centro para a extremidade. Obtém-se, deste modo, um equilíbrio ideal entre a crosta e a massa em cada fatia. A casca é comestível, tem um sabor mais acentuado. Há estudos que afirmam que a casca branca faz muito bem a saúde.

O QUEIJO BRIE, também francês, este nascido em Abadia de Notre Dame, no século XI depois de Cristo. Orginalmente o queijo é produzido com leite cru de vaca, o tempo de maturação é em torno de 30 dias, possui massa macia e cremosa, com superfície coberta por fungos do Gênero Penicilium. No Brasil o Brie é produzido com leite pasteurizado.

Durante a Maturação ocorre uma degradação enzimática de dentro para fora devido á presença do fungo que cresce na superfície do queijo, e como resultado temos um queijo de casca branca, massa de cor amarelo claro, textura macia e cremosa, sabor suave. Com o passar do tempo, o processo de maturação continua e como consequência temos um queijo cada vez mais cremoso com sabor e aroma cada vez mais forte.

O queijo Brie pode ter maior teor de gordura. Creme de leite é às vezes adicionado ao Brie, dando-lhe um maior teor de gordura de leite e uma textura mais cremosa. Estes queijos brie recebem uma nomenclatura adicional, baseada em quanto creme é adicionado, e serão rotulados como “double-crème” ou “triple-crème”.

 O Brie é frequentemente vendido em fatias. A razão para isso é o tamanha. Tradicionalmente, uma roda de Brie mede entre 23 e 43 centímetros de diâmetro (1 a 3 quilos),

Uma coisa é certa, são indispensáveis na composição de uma bela taboa e queijos. Vão bem com geleias e vinhos, o tinto Pinot Noir ou os brancos Chardonny e Sauvignon Blac confere uma harmonização incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.