Os búfalos são animais domésticos utilizados para a produção de carne e leite destinados ao consumo humano, além de serem algumas vezes aproveitados como força de trabalho no campo.

Possuem temperamento bastante dócil, o que facilita sua criação e manejo, e são muito rústicos, adaptando-se bem às mais variadas condições ambientais.

O búfalo foi introduzido no Brasil no final do século XIX, na ilha de Marajó, no Pará, dando início à formação do rebanho brasileiro.

São reconhecidas 182 raças de búfalos no mundo, no Brasil apenas 4 raças. A espécie bubalus bubalis subdivide-se em três variedades: fulvus, bubalis, kerebau.

Os bubalinos podem ser criados nas mais diversas condições climáticas. A preferência por regiões alagadas ou áreas pantanosas é bastante peculiar para a espécie. São pouco seletivos quanto à ingestão de vegetais, transformam volumoso de baixo teor nutritivo em componentes necessários para o seu metabolismo energético, transformando-os em carne, leite e trabalho.

Búfalos para o leite

O leite de búfalas possui mais proteínas e ácido linoleico também conhecido como Ômega 3, conjugado (CLA) comparado ao leite bovino. Também, possui beta (β) caseína A2 ao invés de β-caseína A1. O CLA é um ácido graxo, que possui ação anticancerígena, e atua nos efeitos secundários da obesidade, da arteriosclerose e do diabetes. Ao invés de caroteno, que se transforma em vitamina A no corpo humano, o leite de búfala possui a própria vitamina A, daí os derivados de leite de búfala serem brancos, de acordo com a sociedade americana de medicina.

 Portanto, o leite de búfala e os seus derivados têm excelente digestibilidade. Os derivados, são produtos vantajoso em diversos aspectos. Parte desse sucesso acontece pelas características do leite de búfala, que contém menor teor de colesterol, elevado teor proteico e, além disso, é altamente rico em cálcio e fósforo.

Benefícios do Queijo de Búfala Para o Sistema Imunológico: A vitamina A e vitamina C são encontradas em quantidades significativas no leite de búfala. Estas duas vitaminas são essenciais para o funcionamento do nosso sistema imunológico e a proteção global do corpo. Ambas as vitaminas atuam como antioxidantes, limpeza de radicais livres perigosos e toxinas do corpo que podem causar a doença crônica.

Queijo de Búfala Aumenta a Força Óssea: Rico em cálcio, previne osteoporose. Além de tantos outros minerais essenciais, isto inclui o cobre, manganês, fósforo e zinco.

Benefícios do Queijo de búfala Para a Pressão Arterial: Por ser rico em potássio que agem como um vasodilatador, o queijo de búfala pode ajudar a baixar a pressão arterial. Ao reduzir a pressão sobre os vasos sanguíneos e artérias, o queijo de búfala pode prevenir o desenvolvimento de aterosclerose e outras complicações coronárias.

Benefícios do Queijo de búfala Para o Crescimento:  contém um alto teor de proteína. Esta é uma boa notícia para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como adultos, considerando que a proteína é necessária para quase todos os processos corporais.

Benefícios do Queijo de búfala Para a Circulação: Anemia é o termo formal para deficiência de ferro. Uma grande cura para esta condição é alimentos ricos em ferro, pois o ferro é um componente importantes das células vermelhas do sangue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.