Queijo Asiago? Quem conhece geralmente gosta muito, e você?

Casa Lácteos > Blog > Frontpage > Queijo Asiago? Quem conhece geralmente gosta muito, e você?

Originado na cidade de Asiago, província de Vicenza, Itália. Tradicionalmente, era feito de leite de ovelha, hoje, por lá ele também é produzido com leite cru de vaca, pode ser no formato cilíndrico ou quadrado em formas de até 20 kg. Quando fresco possui casca lisa e amarelada durante o processo de maturação a casaca vai escurecendo até chegar o amarelo escuro.

 Asiago: um queijo, dois sabores distintos, duas versões 1 – Asiago pressato d’Allevo 2 – Asiago d’Allevo.

1 – Asiago pressato d’Allevo feito com leite integral e maturação em torno de 25 dias, é um queijo de textura elástica e sabor mais adocicado.

2 – Asiago d’Allevo, fabricado com leite desnatado e com longo período de maturação, que pode chegar a 01 ano, o que o torna um queijo de textura mais granulosa, sabor frutado e levemente picante.

Com base no nível de maturação, o queijo Asiago pode ser usado para ralar, derreter, cortar em diversos tipos de saladas, sanduíches, sopas, massas e molhos.

Como o nome Asiago tem denominação de origem protegido o único Asiago “autêntico” é produzido em torno da área  alpina do Planalto Asiago nas regiões de Veneto e Trentino-Alto Adige.

 O queijo Asiago, que é produzido e maturado em laticínios localizados a mais de 600 m (2.000 pés) acima do nível do mar, usando leite de fazendas também a mais de 600 m (2.000 pés) acima do nível do mar, tem direito ao rótulo adicional “Produto das montanhas “.

O Asiago fresco é rico em fermentos lácteos vivos, enquanto que o curado é mais rico em proteínas, minerais e NaCl. Excelente queijo de mesa, é usado em muitos pratos regionais e pode até ser utilizado ralado, nas versões curadas.

No Brasil encontramos o queijo TIPO asiago, produzido com leite pasteurizado.

Os vinhos que combinam com o Asiago de Allievo, devido ao seu gosto marcante, são os tintos: um Merlot, para quem quiser ficar na região geográfica, ou um Piave Cabernet. Já para o Asiago Pressato são melhores os brancos ou rosés, como o Biferno Rosato.

Em breve, na CASA LÁCTEOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme: Overlay by Kaira 
Setor de Habitação Individual Norte Área Especial Nº 3 Loja Nº 2 Polo Verde Lago Norte, Brasília
Abrir chat
Precisa de ajuda?