Gouda – um queijo de origem holandesa cujo nome remete à cidade de Gouda, na Holanda, onde este tipo de queijo era tradicionalmente comercializado. É um dos queijos mais consumidos no mundo. Ele e da família de queijo de massa semidura, (o que faz o queijo ser semiduro é um processo de cozimento que deixa a massa seca e também faz com o que ela fique mais firme) O nome “Gouda” não é protegido, portanto trata-se hoje de uma classificação genérica para vários queijos  com características similares, produzidos em vários lugares do mundo.

O queijo Gouda é tipicamente produzido com leite de vaca pasteurizado, mas alguns pequenos produtores utilizam o leite de cabra ou de ovelha e maturam o queijo em torno de 50 dias.

Para se conseguir aquelas belíssimas olhaduras no Gouda é muito comum se adotar um tipo de fermentação conhecida como aromática por resultar na formação de gás (olhaduras) e de diacetil, um composto volátil e bastante aromático. A fermentação aromática resulta em queijos com sabor excelente.

O Gouda possui uma textura macia e tem a casca fina, uma característica típica é uma massa mais untuosa, tem um sabor suave ligeiramente adocicado. Possui pequenas olhaduras, com cores alaranjada, massa cremosa e sabor amanteigado com toque de nozes.

 E um queijo Fácil de cortar e de ralar pode ser servido com aperitivos, com frutas ou até mesmo derretido. Seus aromas são delicados e lembram um pouco amêndoas e manteiga fresca.

A indústria Brasileira geralmente comercializa o queijo gouda com até 3,0 kg.  Embalados com material Nylon poli, termoencolhíveis. O Gouda fica muito bem em temperaturas de 1 a 10 °C.

Tabua de queijo personalizada, a CASA LÁCTEOS faz para você.